english | italiano | català | português | castellano

  corrente
  agenda

agenda

trieu:

< Dezembro 2017 >
             
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

acrescentou à agenda


Sede Social

Pzza Rondanini, 52 - 080186 Roma

Secretaría General

Av. Mistral 20bis - 08015 Barcelona

info@eurofepp.eu  www.eurofep

Homepage > ATIVIDADE > Pedagogo Perfil Estudo

anterior

Comunicado imprensa - Estudo Perfil do Pedagogo/a

O studio, realizado pela Federação Europeia dos Profissionais de Pedagogia, pela Dr.ª M. Concepció Torres Sabaté, secretária do Col·legi de Pedagogs de Catalunya, foi apresentado no âmbito das XI Jornadas Psicopedagógicas: “Encontro Internacional de Pedagogia 2020”. 


Comunicado de imprensa

15/11/13

 

Estudo sobre o Perfil Profissional do Pedagogo no Sul da Europa, rompe com o mito que o vinculava e associava ao exercício de uma profissão pedagógica em torno do trabalho escolar.

 

O rigoroso estudo, realizado pela Federação Europeia dos Profissionais de Pedagogia (FEPP), dirigido pela Dr.ª M. Concepció Torres Sabaté, secretária do Col·legi de Pedagogs de Catalunya, foi apresentado na Universidade das Ilhas Baleares, no âmbito das XI Jornadas Psicopedagógicas: “Encontro Internacional de Pedagogia 2020”, chegando a interessantes conclusões no que se refere ao atual exercício da profissão do Pedagogo (em Portugal, profissão equiparada à dos Licenciados em Ciências da Educação). 

Fédération Européenne des Professionnels de la Pédagogie (EUROFEPP) > ATIVIDADE > Comunicado imprensa - Estudo Perfil do Pedagogo/aO estudo da FEPP considera quatro âmbitos de intervenção pedagógica: Pedagogia Educativa, Social, Transversal e Organizacional.

Descobre-se que o interesse profissional do pedagogo é maior no contexto da Pedagogia Social do que da Pedagogia Educativa, seguindo-se a Pedagogia Transversal e a Pedagogia Organizacional, que, no âmbito laboral, é ligeiramente superior à Pedagogia Educativa.

Também se conclui que a principal função do pedagogo no sul da Europa é o desenvolvimento, seguindo-se a função organizativa e a analítica.

No que se refere às principais competências transversais do pedagogo, o estudo destaca as seguintes: elevada escuta ativa, grande nível de empatia, muita capacidade comunicativa, considerável capacidade critica e organizativa, elevado grau de adaptabilidade, boa capacidade de trabalho em equipa, autonomia, capacidade de resolução de conflitos e criatividade.

 Fédération Européenne des Professionnels de la Pédagogie (EUROFEPP) > ATIVIDADE > Comunicado imprensa - Estudo Perfil do Pedagogo/aDurante a jornada foram apresentadas diferentes estudos, mesas redondas e apresentações, entre as quais se destaca a apresentação da Federação Europeia dos Profissionais de Pedagogia (FEPP), organismo presidido por Gianfranco De Lorenzo, com entidade jurídica própria, tendo como objetivo projetar e impulsionar a pedagogia ao nível europeu e internacional. Entre as suas prioridades tem estado a elaboração deste estudo para conhecer e identificar os perfis profissionais da pedagogia dos estados membros, as suas competências e funções, divulgando assim o perfil do Pedagogo na Europa (do Sul).

 


 

Data de publicação: 15/11/2013

Fédération Européenne des Professionnels de la Pédagogie

informações gerais - aviso legal